Otimizar custos, garantir a funcionalidade e ter uma maior produtividade são pilares importantes para qualquer propriedade rural, não é mesmo? Diante disso, é importante que o gestor identifique quais são os principais pontos que merecem atenção para conquistar esses objetivos.

Um deles, por exemplo, é manter a disponibilidade constante de geração de energia na propriedade, evitando paradas, bem como reduzir custos com possíveis contas. Uma opção, para isso, é contar com sistemas fotovoltaicos.

Continue lendo e confira 8 benefícios da energia solar para o agronegócio. Boa leitura!

1. Redução de custos

Um dos principais benefícios da energia solar é que você poderá ter uma economia de 80% a 90% na sua conta mensal de luz. Isso porque você não precisará utilizar a energia elétrica fornecida pela concessionária para exercer as atividades em sua propriedade. Em alguns casos, dependendo da propriedade, a geração de energia pode compensar o gasto total mensal, podendo gerar até excedente.

Nesses casos, a legislação permite, até mesmo, que seja vendida a sobra para a distribuidora de energia elétrica, abatendo a quantia da sua conta mensal, reduzindo custos. Isso pode ocorrer, principalmente, no verão, no qual há uma maior incidência solar. Mas lembre-se: o sistema funciona adequadamente, até mesmo, em dias nublados no inverno.

2. Garante autonomia ao produtor

Dependendo do seu sistema fotovoltaico, é possível conseguir gerar uma maior autonomia em sua propriedade, não dependendo da concessionária de energia para ter o abastecimento necessário não só para a sua produção, mas para os demais sistemas internos.

Por exemplo, os sistemas de irrigação, cuidados com estufas, iluminação do setor pecuário, entre outros, podem ser, também, beneficiados com o sistema de energia solar. Com isso, toda a sua cadeia produtiva poderá ter, como base, esse tipo de energia para operar.

Isso é importante em localidades nas quais as distribuidoras de energia tendem a ter falhas na transmissão e, por isso, seu negócio fique desabastecido ao longo do dia, prejudicando a produção. Se você tem autonomia na geração de energia, dificilmente passará por problemas dessa natureza.

3. Facilidade de uso e instalação

Outro benefício da energia solar é que o sistema tem uma facilidade de instalação, de forma que, em pouco tempo, ele poderá estar disponível em sua propriedade para uso. Além disso, é uma alternativa de fácil uso por parte dos residentes e trabalhadores do local, não gerando muitas dúvidas no dia a dia.

Muitas pessoas podem até considerar a instalação do sistema fotovoltaico, mas desanimam quando pensam que pode ser algo complicado de mexer e, consequentemente, podendo levar a defeitos ou falhas no uso. No entanto, na realidade, além da facilidade de uso, esse tipo de sistema também exige pouca manutenção.

4. Retorno sobre o investimento realizado

É possível ter, como retorno, o valor investido na aquisição e instalação dos equipamentos. Isso é um dos principais benefícios da energia solar e ocorre, principalmente, devido à economia gerada em sua conta de luz.

Atualmente, a estimativa média é que o valor investido no período possa ser ressarcido entre 6 a 12 anos, dependendo do seu consumo médio anterior e do custo de aquisição. Além disso, o sistema é durável, sendo utilizado por muitos anos depois que ele já “se pagou”.

5. Barateamento do sistema fotovoltaico

Durante muito tempo, o sistema fotovoltaico não era adotado em diversos lugares, principalmente pelo seu alto custo. Afinal, quanto mais caro fosse o equipamento, mais tempo demoraria para que ele compensasse o investimento. Além disso, a dificuldade em arcar com o sistema, de forma imediata, afastava as pessoas.

Antes, portanto, apenas grandes produtores ou aqueles que tinham maiores condições realizavam a aquisição. Porém, com o barateamento do sistema, a energia solar tornou-se mais acessível para o pequeno produtor.

Sendo assim, é possível obter todos os benefícios da energia solar que falamos já anteriormente com um custo reduzido. Muito bom, não é mesmo?

5. Facilidade no financiamento

Além de ser barateado ao longo dos anos, o sistema de energia solar também pode ser financiado por programas focados no crescimento da agricultura familiar.

Por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) atualmente financia tecnologia para as propriedades rurais. Outra possibilidade é obter ajuda junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que colocou os sistemas fotovoltaicos como prioridade das políticas voltadas para esse setor. Por meio dele, é possível pagar os custos com aquisição e instalação em até 10 anos, sem pesar no bolso.

7. Durabilidade do equipamento

Além de ser um investimento que paga a si mesmo, as placas fotovoltaicas também são altamente duráveis, o que concerne para a sua propriedade equipamentos que serão utilizados por décadas.

A estimativa média é que o equipamento fotovoltaico possa durar entre 20 e 25 anos, com poucas manutenções ao longo do período. Com isso, além do retorno a longo prazo, você poderá manter a sua autonomia energética por muito tempo. Bom, não é mesmo?

8. Fonte de energia limpa

Se sustentabilidade é um valor importante para você e seu negócio, a energia solar definitivamente é a melhor opção. Ela não gera resíduos ou danos ambientais em seu uso, sendo uma fonte de energia limpa, sustentável e sem consumo de recursos naturais, já que utiliza uma fonte permanente para sua produção.

Isso pode gerar, até mesmo, um diferencial competitivo para o seu negócio. Imagine, por exemplo, que a sua propriedade trabalhe com produtos orgânicos, regimes de trabalho saudáveis e sem complicações para os colaboradores. Haverá, assim, o alinhamento com um perfil de público que visa ações de proteção ao meio ambiente.

Anunciar que a sua propriedade conta, assim, com recursos de energia limpa e preze pela proteção do meio ambiente pode atrair um maior público consumidor e se destacar entre concorrentes em sua região. Interessante, não é mesmo?

A energia solar pode alavancar os resultados em sua propriedade. As vantagens são diversas e temos certeza de que você sentirá as vantagens rapidamente em sua produção.

Para obter sucesso, porém, é fundamental contar com bons fornecedores de equipamentos e instalação, que prestarão todo o suporte necessário, bem como terão produtos de qualidade e boa durabilidade. Com isso, você poderá sentir, de fato, os benefícios da energia solar em seu dia a dia.

Fique por dentro do infográfico atualizado sobre a energia solar no brasil, acesse Infográfico Absolar

Gostou deste conteúdo? Quer mais dicas importantes como essa para o seu agronegócio? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações em seu feed. Opte também por fazer uma simulação clicando aqui