Uma das preocupações dos produtores rurais é o gasto com energia elétrica, já que em casa ou durante o trabalho eles podem utilizar equipamentos que tenham alto consumo de energia e encarecer a conta no fim do mês.

Neste texto, explicaremos se investir em energia solar é uma boa ideia para reduzir custos dentro do seu empreendimento, já que contaremos sobre o custo da energia solar. Além disso, falaremos de outros benefícios que ela pode trazer aos usuários. Vamos lá?

Qual o custo da energia solar?

O primeiro custo relacionado aos painéis solares é com relação à compra do próprio equipamento. O seu valor pode variar conforme o modelo, marca e quantidade de watts que ele consegue captar.

Além disso, também existem os gastos relacionados com o processo de instalação dos painéis. Pode ser um pouco complicado realizar essa atividade sozinho, principalmente se eles serão posicionados em um local muito alto.

A manutenção também é outro fator que pode gerar gastos para quem pretende investir em um sistema de energia solar. Isso porque, ao instalar os equipamentos em grandes altitudes, pode ser necessária a ajuda de um profissional capacitado para subir e realizar a limpeza das placas.

Entretanto, não é preciso se preocupar com o gasto frequente com manutenção: a garantia dos painéis solares é de 25 anos de geração, além da limpeza ser feita apenas de 3 a 5 vezes por ano. De qualquer maneira, o valor não costuma ser caro.

Esse método de energia também está sujeito a apresentar defeitos — mesmo que pouco frequentes —, seja por conta de problemas relacionados à própria instalação do aparelho, seja por algum objeto ou animal que possa ter mexido com a sua estrutura.

Não é possível delimitar um preço padrão que será gasto para todas as pessoas que querem investir em energia solar, já que valor final poderá variar conforme a quantidade de energia que deve ser produzida, bem como os valores estipulados por fornecedora.

Por isso, é importante ter todas essas informações antes de finalizar um orçamento para a compra do serviço de energia solar, para que você tenha ainda mais economia durante o processo.

Uma dica para pagar menos no processo de instalação completa dos painéis solares é pedir por valores separados da compra dos equipamentos e da instalação. Com isso, você poderá saber exatamente o que está pagando por cada um e avaliar se é possível encontrar alternativas mais em conta.

Por que a energia solar é mais barata que a convencional?

Pode parecer que investir em energia solar para a sua empresa possa ser uma atividade bastante cara, mas não se engane. Em longo prazo, a energia solar acaba trazendo mais economia do que utilizar a energia tradicional.

Isso acontece porque os gastos para coletá-la são bem menores do que o utilizado por hidrelétricas ou fazendas eólicas, e podem ser produzidas dentro do próprio local em que ela será utilizada.

Isso retira a necessidade de pagar a mais pelo serviço, já que será o próprio usuário que se encarregará dessa atividade por intermédio das placas solares. Além disso, a própria captação de energia se dá de maneira mais econômica.

Apesar de não ser possível dizer com exatidão quanto de energia será economizado, estima-se que é possível reduzir de 50% a 95% do gasto total mensal. E sabe os gastos que comentamos no tópico anterior relacionados à compra do equipamento e instalação? Eles serão pagos pelo próprio valor poupado em 7 anos.

Esse valor pode ser ainda menor caso a sua fazenda fique em um local com grande incidência de luz solar, que é justamente a principal matéria-prima para a obtenção de energia nesse modelo.

Em sistemas residenciais, o retorno é ainda menor, conseguindo ter todo o valor investido de volta em uma média de 3 anos, já que será utilizada uma voltagem menor para a obtenção de energia.

Além da economia, você terá outras vantagens em investir nesse modelo, como auxiliar na manutenção do meio ambiente por meio da utilização de energia limpa, além de ser algo que pode ser visto com bons olhos entre os clientes, já que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar com empreendimentos sustentáveis.

Por que a energia solar é bem-vinda no agronegócio?

Uma área que já lida bastante com natureza e que pode se beneficiar com a utilização da energia solar é o agronegócio. Para fazendas que lidam constantemente com problemas relacionados à energia elétrica escassa por estar em áreas remotas, poderão utilizar dessa nova opção para sempre serem abastecidos, evitando a frequência de quedas de energia.

É possível utilizá-la para automatizar a fazenda mais rapidamente, instalando-a em sistemas de irrigação automáticos, monitoramento do plantio, recarregamento de equipamentos e ferramentas, entre muitas outras funcionalidades.

Além da dificuldade em conseguir energia, receber água em lugares mais remotos também pode ser um desafio. Por meio da utilização da energia solar, é possível realizar a construção de bombas d’água que auxiliarão a trazê-la até a sua propriedade.

Além disso, a fazenda também poderá usufruir da redução em sua conta de energia de maneira considerável, o que é uma das principais vantagens em utilizar essa forma sustentável de energia.

Outro benefício da energia solar é que ela não transmite gases de efeito estufa ao ambiente, como acontece na obtenção de energia em métodos não renováveis, como queima de petróleo, gás natural, carvão, entre outros.

Além disso, a energia solar é bastante democrática e de fácil implementação, já que em praticamente todos os lugares do país é possível fazer a instalação dos painéis solares e conseguir uma boa quantidade de energia capturada todos os meses.

E então, agora que conheceu o custo da energia solar e como ela pode ser útil no agronegócio, que tal começar a pensar em investir nesse modelo de eletricidade sustentável?

Nós, do Grupo CS Brasil, podemos ajudar você a ter uma melhor experiência utilizando energia solar, oferecendo equipamentos de qualidade e todo o auxílio necessário para que você comece a economizar na sua conta de energia o mais rápido possível.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre os nossos serviços!