Como um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo – entre eles o CO2 – o Brasil precisa mudar essa realidade pra ontem.
Felizmente contamos com um forte aliado nessa luta contra o aquecimento global: A energia solar.

O aquecimento global

Muito se fala do aquecimento global, e a cada dia ele tem se tornado mais preocupante. Estamos começando a sentir na pele os seus efeitos com mais frequência. Degelo das calotas polares causando o aumento no nível dos oceanos, alterações no ecossistema, inundações, tempestades, furacões, redução da biodiversidade, são “só” algumas das consequências do aquecimento global.

Um dos principais gases causadores do efeito estufa, e consequentemente, do aquecimento global, o CO2 é também um dos gases que mais emitimos na atmosfera terrestre. Essa emissão vai desde o nosso processo respiratório, onde inspiramos oxigênio(O2) e expiramos dióxido de carbono (CO2), até a queima de combustíveis, como o petróleo, por exemplo.

De acordo com estudos, para compensar 1 tonelada de CO2 emitido é necessário o plantio de cerca de 7,14 árvores.

Mas como brecar o avanço do aquecimento global? É aí que entra a nossa energia solar.

A energia solar em prol do nosso planeta

Uma das principais formas de se reduzir a emissão de CO2 na atmosfera é justamente substituindo as fontes de energia baseadas na queima de combustíveis fósseis por fontes de energia limpas, como o vento e o Sol. E cá entre nós, se tem algo que não falta aqui no Brasil é Sol.

Dessa forma, com a abundância de luz solar no Brasil, a utilização da energia solar fotovoltaica se torna cada vez mais viável. E não é só pela economia que ela proporciona, mas também pelo “respiro” que ela dá ao nosso meio ambiente, substituindo os combustíveis fósseis, por uma energia totalmente livre de poluentes.

Além disso, é estimado que em cerca de 25 anos, a utilização da energia solar irá impedir que mais de 100 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera terrestre.

Uma coisa é certa, para combater o aquecimento global, a utilização de energias limpas e renováveis será essencial. E a energia solar é uma das melhores alternativas para a diminuir a emissão de CO2 e brecar o aquecimento global.