Com certeza, a sua empresa sempre busca no mercado soluções inteligentes para melhorar o seu desempenho financeiro. Pode-se investir em softwares para o gerenciamento de processos internos, em capacitação e desenvolvimento do quadro de pessoal e, inclusive, em serviços voltados para soluções sustentáveis dos negócios.

A energia solar para empresas é um dos exemplos de soluções em gestão ecologicamente correta. Com o compromisso de garantir o desenvolvimento sustentável, muitas organizações estão apostando nessa opção renovável e, ainda, colhendo redução na sua conta de despesas fixas.

Empresas de alta performance investem em energia solar. Se você quer aprender mais sobre o assunto, continue a leitura!

Como funciona a energia solar?

Você já pensou que a inovação está acontecendo em todos os segmentos de negócio? Uma das principais preocupações mundiais tem relação com o aperfeiçoamento de produtos e soluções alinhado com a sustentabilidade. Assim, inovação e desenvolvimento sustentável estão caminhado juntos.

A energia solar é uma resposta a essa necessidade de alternativas inteligentes para a manutenção do crescimento social e do nosso ecossistema. Para que seja possível gerar energia por meio do sol existe um fenômeno chamado efeito fotovoltaico: cria-se uma corrente elétrica em um material após a sua exposição à luz. Isso foi observado, pela primeira vez, em 1839, pelo físico francês Alexandre Becquerel.

Em mais de cem anos, essa tecnologia foi se otimizando e, hoje, é possível produzir energia solar até mesmo da sua residência. Para isso, é preciso realizar a instalação de alguns equipamentos que ficam responsáveis por captar, converter e distribuir a energia gerada pela luz do sol.

O que acontece na prática?

A energia solar é uma fonte renovável que só é possível graças às placas fotovoltaicas que, ao serem expostas ao sol, absorvem a sua energia. No entanto, ela precisa ser consumida rapidamente ou armazenada. Para tanto, existem diferentes modelos de geradores solares que atuam fazendo eletricidade pela transformação imediata (On-Grid), armazenamento em baterias (Off-Grid) e de forma híbrida.

On-Grid

No modelo On-Grid, a energia coletada pelas placas é transformada de corrente contínua para alternada, que é a correspondente à energia elétrica que usamos. Isso é feito por meio de um equipamento chamado inversor: ele envia toda a produção energética para a rede elétrica.

Isso gera um crédito de produção que é “abatido” da sua fatura de luz pela concessionária de energia. O exemplo mais claro desse tipo de captação são as famosas fazendas solares.

Off-Grid

Esse é um tipo de sistema conhecido por ser isolado da distribuição geral da rede elétrica. Ele atua com a produção e a armazenagem de eletricidade em baterias.

O processo de captação e conversão é o mesmo do modelo Off-Grid, exceto que a transformação em corrente alternada só acontece após a ativação das baterias. O Off-Grid é muito usado em locais distantes, como fazendas.

Híbrido

Atuar como produtora de energia elétrica e ter autonomia é possível para qualquer empresa por meio do modelo híbrido de gerador solar. Ele atua por meio dos sistema On-Grid e Off-Grid, sendo que, nesse, as baterias são ativadas em caso de queda energética da rede de distribuição. É um modelo perfeito para empresas, sejam elas de pequeno, sejam de médio ou grande porte.

Quais são os principais benefícios?

As vantagens de usar a energia solar são muitas e impactam não somente a empresa, mas toda a sociedade, refletindo, inclusive, no aspecto sócio-econômico do país. No entanto, há três pontos principais que devem ser reforçados como ganhos de destaque com essa tecnologia:

  • redução de custo, com a consequente otimização da performance financeira do negócio;
  • contribuição para que o Brasil cumpra o Acordo de Paris (2016), que prevê uma série de metas sustentáveis, como a redução de gases poluentes;
  • otimização da produtividade da sua empresa, o que pode ser conquistado com, principalmente, o uso do modelo híbrido, garantindo independência energética em caso de queda da rede.

Economia de 90% na conta

O uso de um gerador de energia solar pode fazer com que o seu negócio economize em torno de 90% os custos com eletricidade. Mas, para isso, é preciso contar com um fornecedor experiente, que vai fazer uma análise de viabilidade do sistema.

Com o diagnóstico, define-se o melhor modelo para o seu negócio, além da quantidade de placas que serão necessárias, bem como o seu local de instalação.

Empresa sustentável

Atuar com fontes de energia renováveis, além de impactar positivamente a gestão de custos da empresa, contribui para que os clientes percebam o seu negócio como uma referência em ações sustentáveis. Isso gera mais valor para a marca e, consequentemente, para seus produtos e serviços.

Produtividade em alta

Um dos maiores “desesperos” dos gestores é quando acontece algo que faça com que a equipe fique improdutiva. O capital humano é um ativo intangível da empresa e, ao não conseguir realizar as suas produções diárias, pode acarretar prejuízos para o negócio.

Com a energia solar armazenada em baterias, por exemplo, você otimiza a produção ao garantir energia em casos do não funcionamento correto da distribuição feita pela rede.

Como escolher um fornecedor ideal?

Você deve estar pensando como encontrar um parceiro que faça a instalação do serviço no seu negócio e que garanta o payback (retorno do investimento) para a sua empresa, não é mesmo? Para isso, é preciso buscar um fornecedor que seja referência no mercado.

Ainda, que ofereça para você o monitoramento da eficiência do seu serviço. Ou seja, que tenha uma atuação sistemática no relacionamento pós-venda.

Conheça o Grupo CS Brasil

O Grupo CS Brasil atua com a disponibilização de energia solar para empresas e trabalha com vários segmentos de negócios, como rural, industrial e comércio. Além de realizar a instalação do gerador solar fotovoltaico, ele garante aos seus clientes o monitoramento do serviço.

Os projetos são personalizados conforme o tipo do seu negócio, ou seja, é feito um estudo aprofundado de viabilidade e desenvolvida a melhor solução para otimizar a sua produção energética. Isso faz com que a sua economia em energia seja máxima, garantindo o retorno do seu investimento. Em longo prazo, a produção feita pelo seu gerador solar se torna em lucro para a sua empresa.

Com o nosso artigo, você deve ter percebido o quão rentável é investir em energia solar para empresas: seja para a redução de custos, seja para o fortalecimento da sua marca ou para algo até mais importante: a contribuição para o desenvolvimento sustentável, ao reduzir os impactos do crescimento econômico no meio ambiente.

Para que seu negócio seja referência em inovação e sustentabilidade, conte com o Grupo CS Brasil. Será um prazer contribuir para o sucesso da sua empresa: entre em contato com os nossos consultores agora mesmo! Esperamos por você!