Um bom gestor precisa conhecer os principais custos de uma empresa e quanto ela despende nas contas essenciais, como gasto de energia, água, folha de pagamento, entre outros aspectos que fazem a instituição funcionar.

Neste texto, você entenderá melhor a importância de conhecer o gasto de energia da sua instituição e quais os principais itens que podem estar aumentando o seu valor mensalmente.

Quais os principais custos da energia elétrica?

Uma empresa gasta energia elétrica de diferentes formas: com iluminação dos ambientes, equipamentos, o carregamento de certos aparelhos, etc.

Entender quais itens estão consumindo a eletricidade da sua instituição pode ser a chave para encontrar os que estão encarecendo a sua conta de luz mais do que deveria.

Computadores, impressoras e equipamentos que precisam estar na tomada sempre que forem utilizados gastam energia, mas são importantes para realizar as atividades diárias da empresa. Geram um consumo maior, porém necessário.

Outros itens que são bem comuns em empresas, como ar-condicionado, também consomem muita energia diariamente, algo que deve ser avaliado como importante para o bem-estar dos funcionários ou não.

Como diminuir o gasto de energia na empresa?

Agora que você entendeu alguns dos itens que podem fazer a sua conta de eletricidade ficar mais cara que o normal, mostraremos dicas de como reduzir o valor dessa despesa na sua empresa.

Desligue os equipamentos que não estiver usando

Nem todos os eletrônicos da sua instituição precisam ficar ligados 24 horas. Por isso, peça para seus funcionários sempre desligarem computadores, luzes, ar-condicionado e outros equipamentos antes de fecharem a empresa.

Assim, você terá bem menos consumo de energia durante a noite, além de contribuir para que esses eletrônicos durem por mais tempo, já que ficar por bastante tempo na tomada pode comprometer o seu tempo de via útil.

Troque máquinas antigas por modelos mais econômicos

Versões antigas de certos equipamentos têm um consumo de eletricidade muito maior do que os fabricados recentemente. Então, vale a pena avaliar se está na hora de trocar tais itens, o que ajudará não apenas a gastar menos energia, mas também trará um desempenho melhor para a sua equipe.

Uma dica na hora de comprar eletrônicos é sempre verificar o seu índice de consumo de eletricidade pelo adesivo do INMETRO, chamada de Selo Procel. Ele auxilia o consumidor a identificar rapidamente os equipamentos disponíveis no mercado que consomem menos energia.

Invista em energia solar

A energia solar é uma forma de captar energia elétrica por meio dos raios solares, através de painéis instalados no telhado ou próximo ao ambiente que se deseja abastecer.

Além de auxiliar na economia de eletricidade e nos gastos relacionados a ela, utilizar energia solar é uma maneira de ajudar a preservar o meio ambiente, por ser considerada limpa.

Agora, você já sabe quais são os equipamentos que atuam como vilões no seu gasto de energia, além de receber algumas dicas de como diminuir o seu valor. Com as escolhas certas, você poderá ter maior economia na sua instituição, usando o dinheiro poupado para investir em outros setores, além de ter a possibilidade de ajudar o meio ambiente.

E por falar em meio ambiente, que tal deixar o seu negócio mais sustentável? Leia este outro artigo em nosso blog no qual explicamos como fazer isso.