Sustentabilidade é um dos conceitos mais discutidos atualmente e as empresas estão investindo constantemente em soluções que englobem os seus pilares. Ser uma organização preocupada com o desenvolvimento sustentável é um diferencial competitivo, uma vez que clientes buscam, cada vez mais, adquirir produtos ou serviços sustentáveis.

Além disso, as soluções sustentáveis são uma forma de o seu negócio realizar a gestão inteligente dos seus custos. A longo prazo, isso contribui para otimizar o desempenho financeiro da empresa. Os benefícios de ser uma marca pautada na sustentabilidade são muitos, de forma que seu negócio não pode deixar de investir em inovação.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as soluções sustentáveis que podem ser usadas na sua empresa. Boa leitura!

Faça o reaproveitamento da água

Hoje, com o avanço da tecnologia, existem sistemas que fazem o reaproveitamento da água da chuva, por exemplo. Geralmente, o seu uso é direcionado para as lavagens de piso, banheiro, bem como para o uso nas descargas dos vasos sanitários. Se a sua empresa estiver em processo de construção do local de atuação, você pode buscar um escritório de arquitetura que faça o desenho da planta já com esse sistema incluso.

Caso essa não seja a sua realidade, buscar fornecedores no mercado que façam essa adaptação no imóvel atual é a solução. Há alternativas mais baratas, que garantem o reaproveitamento e a economia na conta de água. O reuso da água pluvial é uma das melhores opções para quem quer reduzir custos e ser referência de empresa green (empresa “verde”, ecológica).

Tenha um programa de reciclagem

Os programas de reciclagem são os mais comuns e populares. No entanto, é preciso ter muito cuidado em dois pontos: promover a conscientização constante dos seus colaboradores e garantir que os dejetos sejam enviados para o local correto.

Muitas vezes, a separação dos produtos é feita corretamente no processo interno, porém, no descarte final, eles acabam se misturando novamente. Faça esse monitoramento com a sua equipe e conte com uma empresa de coleta seletiva séria.

Use uma máquina de compostagem

Muitas pessoas não conhecem, porém, existe uma máquina que realiza a compostagem dos alimentos. Ela funciona da seguinte forma: todo alimento impróprio para consumo colocado nela, conforme a orientação do fabricante, passa por um processo em que é transformado em adubo.

Se você oferece a alimentação dos seus colaboradores na empresa, essa é uma ótima solução para reduzir custos com o desperdício de comida. Você pode usar o adubo para fertilizar o jardim do imóvel ou, até mesmo, optar por vendê-lo. Há máquinas de compostagem de tamanho industrial, mas, também, há uma versão caseira. Caso você não queira investir em maquinário e mão de obra, contrate uma empresa que preste esse tipo de serviço.

Invista em energias renováveis

As energias renováveis já não são mais assuntos do futuro. Elas são realidade e muitas empresas estão se adaptando para isso. O uso delas contribui muito para a redução de custos da empresa. Um exemplo disso é a energia elétrica produzida por placas solares. Elas geram uma redução no custo em torno de até 95% na sua fatura de energia.

Dependendo do porte do seu negócio, também é valido investir nas fazendas solares. Elas atendem demandas de grandes organizações e a economia da energia gerada pode ser distribuída por diversos dos seus pontos de operações. É importante buscar uma empresa especializada e com experiência para ajudar nesse processo.

Como se trata de algo muito novo, as concessionárias de energia também estão em processo de aprendizagem e é preciso contar com profissionais que entendam sobre o assunto para intermediarem o processo. O Grupo CS Brasil é referência em soluções sustentáveis como energia solar e está apto a contribuir para o crescimento do seu negócio.

Se você quer reduzir custos e fortalecer a autoridade da sua marca, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!