Mais do que, simplesmente, agir de maneira consciente, a sustentabilidade empresarial representa uma forma de crescimento estratégico, com impacto positivo na vida de colaboradores e clientes.

É crucial ter em mente que, quando falamos de desenvolvimento sustentável, não se trata apenas de questões ambientais, mas também de questões sociais. Trata-se da adesão de ações que possibilitem o progresso do empreendimento, mas sem agredir o meio ambiente e contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.

Então, se o seu objetivo é alinhar evolução financeira com respeito à sociedade e à natureza, continue neste artigo e descubra como fazer a diferença!

Por que adotar a sustentabilidade empresarial?

Talvez o que mais impede gestores de adotar práticas sustentáveis em sua instituição seja a crença de que essas atitudes não serão benéficas economicamente. O que é um engano, pois elas estão intimamente ligadas à redução de gastos e à melhoria da imagem da empresa. Entenda por que, a seguir!

Imagem positiva da empresa

O primeiro efeito de adotar atitudes sustentáveis é uma melhoria na imagem da companhia, de modo geral. Afinal, cada vez mais as pessoas se preocupam se os produtos e/ou serviços que adquirem são elaborados de forma sustentável.

Critérios como não realizar testes em animais ou não apoiar ou formar parcerias com entidades envolvidas em esquemas de poluição fazem com que os clientes fiquem mais predispostos a consumir os seus produtos e serviços. Isso também aumenta a visibilidade da marca, já que ela passa a ser associada à ideia de responsabilidade e sustentabilidade.

Em outras palavras, além de fidelizar e conquistar clientes, você consegue uma divulgação positiva e orgânica para a sua companhia.

Organização interna da companhia

Sabemos que uma boa cultura organizacional é capaz de engajar os funcionários, promovendo um sentimento geral de pertencimento a algo maior e, consequentemente, um aumento de produtividade.

O que muitos não percebem é que implantar uma cultura de respeito entre os membros da equipe faz parte de um desenvolvimento sustentável. Os colaboradores precisam ser vistos como o motor do empreendimento, logo, é preciso valorizar as pessoas e inserir políticas que favoreçam o desenvolvimento pessoal e profissional dessa equipe.

Redução de gastos

Embora, muitas vezes, as práticas de sustentabilidade empresarial sejam vistas como algo caro para os negócios, a verdade é que essas atitudes minimizam os gastos da empresa. O que, por sua vez, aumenta a possibilidade de lucro.

Basta pensar no quanto será economizado com a utilização de copos permanentes em vez de descartáveis, por exemplo, ou a troca das lâmpadas comuns por LEDs etc. São uma série de práticas que representam benefícios para a empresa — além dos resultados do próprio aumento da produtividade, de que falamos no tópico anterior.

Destaque no mercado

Além de ganhar competitividade com a fidelização e aquisição de clientes, as empresas podem se beneficiar diretamente com a sua valorização diante de investidores. Afinal, como dissemos, a sustentabilidade tem sido cada vez mais exigida no mercado.

Quando a sua empresa se destaca nesse sentido, ela atrai a atenção daqueles que desejam investir, mas não querem ver a sua imagem associada a entidades que não produzem valor para a sociedade. Pense nisso!

Como uma empresa pode ser sustentável?

Por fim, é importante ressaltar que o lucro não pode ser a única motivação para as ações de uma empresa. Elas precisam ser verdadeiras e representar, de fato, como essa empresa enxerga o mundo ao seu redor. Nesse sentido, existem algumas atitudes podem ser tomadas como:

  • implantar o uso dos três Rs da sustentabilidade — reduza, recicle e reutilize;
  • fomentar políticas antidiscriminatórias na organização;
  • estimular a união e colaboração dos seus empregados;
  • promover ações externas que ajudem a comunidade e o meio ambiente.

Ao assumir essa postura, é como se a companhia dissesse a todos que acredita ser possível conquistar o desenvolvimento sem ferir nada e ninguém. E, pelo que vimos até aqui, fica claro entender por que a sustentabilidade empresarial é fundamental para continuar crescendo no século XXI.

Gostou da leitura? Sobrou alguma dúvida? Não saia sem antes nos deixar o seu comentário! Sua opinião é muito importante para construir um mundo mais humano e sustentável.